Rede de pesca descartada vira skate no Chile
- ecoera.com.br
- 25 de jan. de 2015
- 1 min de leitura

Que tal um skate sustentável? Essa é a proposta da Bureo, marca que desenvolveu o primeiro skate feito a partir do plástico reciclado de redes de pesca.
A empresa trabalha em parceira com comunidades pesqueiras do Chile através do Positiva Net, um programa de coleta e reciclagem lançado em janeiro de 2014, em que os pescadores têm a oportunidade de descartar suas redes sem prejudicar o meio ambiente – estima-se que 10% do plástico encontrado em oceanos e mares provenha do descarte inadequado.
Nos primeiros seis meses de operação, mais de três mil quilos de redes abandonadas foram recolhidas e recicladas em Santiago e serviram de matéria-prima (altamente reciclável e durável) para o desenvolvimento do The Minnow.
Além do programa de coleta de redes de pesca no Chile, a Bureo apoia iniciativas que visam eliminar detritos marinhos das encostas. Não à toa, a marca faz parte do “1% for the planet”, movimento global de empresas, liderado por Yvon Chouinard, criador da Patagonia, que doam pelo menos 1% de sua receita líquida anual para organizações ambientais em todo o mundo.
O projeto foi criado por três norte-americanos, Bem. R. Kneppers, David M. Stover e Kevin J. Ahearn, todos com background em engenharia e sustentabilidade, mas também adeptos de esportes outdoor,como skate e surf.
O Minnow completo custa US$ 149; as rodas também são feitas de material reciclado e óleo vegetal. O skate pode ser encontrado em lojas dos Estados Unidos, Chile, Japão e Suíça ou pelo site. No momento, não há delivery para o Brasil, mas a marca está a procura de revendedores no país.
Mais informações: www.bureoskateboards.com






























Comentários