A importância do sono | por Nuno Cobra
- wsrunner
- 5 de mar. de 2015
- 2 min de leitura

O excesso de treinamento é o inimigo número um de nossa saúde. Por Nuno Cobra
O trabalho com o corpo é imprescindível à vida plena e saudável. Foi através desse trabalho que resistimos a todo tipo de intempérie, durante a extraordinária evolução da espécie humana, derrotando predadores terríveis ao longo de mais de 5 milhões de anos. O movimento é precioso para mantermos a nossa vida num platô de existência digna desse nome. No entanto, tem que ser realizado dentro de padrões minimamente coerentes com nossas funções orgânicas e desenvolvido com extremo bom senso e equilíbrio. O excesso é o inimigo número um de nossa própria saúde e bem-estar, uma que lá na frente – muitas vezes, bem ao longe – vamos sofrer as suas terríveis consequências.
APAVORANTE, NÃO?
Justamente por tudo isso, o repouso é o elemento mais importante de qualquer tipo de treinamento, oferecendo ao nosso organismo a oportunidade de regenerar e restituir toda a sua verdadeira potência. Não seremos nada, e não alcançaremos nossos objetivos, por mais que nos dediquemos ao treinamento, se não houver o mínimo de responsabilidade com o descanso. A máquina humana funciona numa matriz de esforços e repouso. O primeiro é o elemento básico para as necessárias transformações, mas somente no repouso é que essas transformações ocorrerão. É nesse momento de redenção que o esforço se materializa por completo. Do contrário, essa estupenda máquina humana fica sem a devida consubstanciação do treinamento. Ou seja, treinar sem o repouso necessário de uma boa noite de sono, ou de um dia inteiro de repouso, é jogar fora todo o enorme esforço desprendido ao longo da semana. Ao longo dos anos, o resultado disso será apenas o envelhecimento extremamente precoce das células que se desgastaram em demasia e sem a devida recompensa que o nosso organismo necessita para realizar o espantoso fenômeno da regeneração dos tecidos destruídos pela intensidade do exercício físico. Não haverá nenhum fruto ou recompensa para tanta dedicação. No tempo em que eu treinava o nosso tão querido Ayrton Senna, eu sempre lhe dizia que o repouso era a parte mais importante de todo o seu treinamento. E este “detalhe” foi de fundamental importância para que ele pudesse atingir toda aquela fenomenal transformação que ocorreu de forma tão marcante em todo o seu ser. E você, quer terminar as provas sem ficar com o corpo detonado? Então, trate de planejá-las com boas pausas. Saber determinar a dose ideal de treinamento para cada um é o segredo do treinamento esportivo.
Nuno Cobra é treinador físico e mental, autor do Best-seller A semente da vitória.
Nuno Cobra é formado pela Escola de Educação Física de São Carlos e pós-graduado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico de Ayrton Senna, Mika Hakkinen, Rubens Barrichello, Abílio Diniz, entre outros.






























Comentários